Fotografia: Bia Varella

Alessandra Leão

Compositora, cantora e percussionista, nascida em Pernambuco. Foi uma das integrantes/fundadoras da banda Comadre Fulorzinha.

Em 2006, inicia sua carreira solo com CD "Brinquedo de Tambor", em 2009, lança o CD "Dois Cordões" e mais recentemente a trilogia de EPs "Língua": composta pelos EPs “Pedra de Sal” (2014), “Aço” (2015) e “Língua” (2015). Entre esses discos, também lançou os CDs dos projetos: “Folia de Santo” (2008) e “Guerreiras - Trilha Sonora Original” (2010). Em 2019, lança o disco “Macumbas e Catimbós”, indicado ao Grammy Latino.

Nesses 20 anos de carreira, Alessandra Leão atuou ao lado de músicos como: Antônio Nóbrega, Siba, Juçara Marçal, Guilherme Kastrup, Tulipa Ruiz, Cátia de França, Jorge Du Peixe (Nação Zumbi), Anelis Assumpção e Assucena (Bahias e Cozinha Mineira), tem parcerias com Chico César, Kiko Dinucci, Juliano Holanda e Lívia Mattos.

Desde o início dos anos 2000, faz apresentações na Europa, America Latina, América do Norte. Atualmente, circula com os shows: “Macumbas e Catimbós”, acompanhada pelos músicos Maurício Badé e Abuhl Júnior; “Solo?”, seu primeiro show solo; "LeãoCaçapa", duo com o músico, arranjador, compositor e produtor Caçapa; “Alessandra Leão e Lívia Mattos”, duo com a compositora, sanfoneiro e cantora baiana; “Karina Buhr, Isaar e Alessandra Leão”, com o show-encontro as companheiras da banda Comadre Fulozinha; e com o projeto “Punhal de Prata”, com Rafa Barreto, guitarrista e compositor, em um show que celebra os quatro primeiros discos de Alceu Valença, lançados nos anos de 1970.

Ministra aulas de canto e de ilú (tambor usado nos terreiros de Xangô e Jurema em Pernambuco).